Na proposta educacional do CNSD – construída ao longo de mais de 70 anos de atuação na cidade de São Paulo – educar pressupõe tornar as pessoas capazes de descobrir seus dons e alcançar o máximo de seu potencial. Com isso, nossos alunos e alunas são orientados a colocarem-se a serviço da humanização da terra, pois educamos – como nos inspira Madre Teresa – na convicção de que o mundo pode ser mudado pela transformação das pessoas.

Trabalhamos para oferecer ensino de excelência acadêmica, com atenção especial para a formação humana, à luz dos desafios da contemporaneidade. Investimos esforços para que nossos alunos e alunas alcancem destaque, sob a ótica cristã, em tudo o que são e realizam.

A metodologia de trabalho do CNSD, aliada à prática humanística, exercita o diálogo, a reflexão, a responsabilidade, a criatividade, a autonomia, a afetividade, a vivência da solidariedade e da cidadania.

Na Educação Infantil, a ação pedagógica prioriza, incentiva e favorece o espírito de descoberta e a construção do conhecimento, auxiliando a criança na busca de significados para a vida. Nessa fase, a criança é compreendida e tratada como um ser único, valorizando-se os aspectos afetivo, intelectual, social, físico e transcendente.

No Ensino Fundamental, os educandos são desafiados a intensificar e aprofundar sua formação acadêmico-científica e humana, desenvolvendo potencialidades para que se tornem críticos, reflexivos, solidários e atuantes na sociedade.

Já no Ensino Médio, para aprofundar o processo de aprendizagem, a organização curricular proporciona uma base sólida de conhecimentos sistematizados, preparando o aluno para a universidade e para a vida, com maior autonomia.

Nossos educadores validam sua ação educacional, no cotidiano, atribuindo significado à vivência de valores humanos, cristãos e culturais, que são incorporados à maneira de ser, pensar e agir dos estudantes. Essa mesma dinâmica aplica-se a todos os colaboradores, bem como aos pais e responsáveis, que são convidados a integrar-se à dinâmica escolar, em um processo de parceria e acompanhamento, comprometendo-se com a formação para além dos muros da escola e participando ativamente das atividades realizadas em âmbito escolar.

Em síntese, o objetivo do CNSD é o de assumir o protagonismo na formação de sujeitos éticos, responsáveis, participativos, autônomos e preparados para enfrentar as constantes transformações em uma sociedade cada vez mais complexa. Diante disso, espera que todos alcancem grau de excelência na construção do conhecimento e no desenvolvimento integral como pessoa, comprometendo-se firmemente com a transformação do mundo.