Fundadora da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora

Em 20 de junho de 1797, na pequena cidade de Stadtamhohf Regensburg, ao norte da Baviera, Alemanha, nascia Maria Teresa de Jesus Gerhardinger. Cresceu em meio aos valores cristãos e teve toda a sua vida dedicada a um ideal educacional, hoje compartilhado conosco.

Em 24 de outubro de 1833, em Neunburg vorm Wald, Baviera, Alemanha, Maria Teresa de Jesus fundou a Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Seu coração ardia em espírito generoso, demonstrando não conhecer fronteira entre povos e países. Sacrifícios e dificuldades não atemorizavam seu coração confiante em Deus.

Madre Teresa aspirava a unidade de todos em Deus e, assim, fundamentou a Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora na Eucaristia, consagrando-a a Maria no espírito de simplicidade.

A intercessão de Madre Teresa junto a todos nós sempre esteve presente. Em 9 de maio de 1985, foi promulgado pelo Papa João Paulo II o decreto sobre um milagre ocorrido no sul do Brasil, em 1973, por intercessão da Bem-Aventurada Serva de Deus. Suas bênçãos recaíram sobre um paciente em estado terminal em um hospital na cidade de Criciúma/SC.

A partir daí, muitos recorreram a Madre Teresa e em 17 de novembro de 1985 a Igreja passou a considerá-la digna de ser imitada e invocada como intercessora junto a Deus. Sua beatificação coroou, ainda mais, de bênçãos, a todos aqueles que, por sua fé, continuaram recorrendo a ela.

O reconhecimento pelas obras de Madre Teresa cresceram e em 3 de setembro de 1998, o Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Arte da Baviera, Alemanha, prestou-lhe uma homenagem pelo notável trabalho educacional realizado, cedendo-lhe um lugar na Galeria da Fama, a Walhalla, ao lado do busto de Albert Einstein e de outros 187 ilustres líderes da humanidade.

A concepção de educação de Madre Teresa e sua prática transformadora trouxeram e trazem, desde então, a esperança de um novo tempo, repercutindo decisivamente nos sistemas educacionais não só da Baviera, mas de toda a Europa e, também, da América do Norte e do Sul, da Ásia, Oceania e África.

A semente plantada por Madre Teresa produz incontáveis frutos por todo o mundo. Hoje, 30 países buscam apoio nas concepções de educação nascidas de seu ideal, pautado na excelência humana e acadêmica, na esperança, na transformação e na conscientização das pessoas para construir um mundo mais humano e mais justo.