Nosso currículo conta com 5 aulas semanais de Língua Inglesa a partir da 1ª série do Ensino Médio, via “Itinerário Formativo” de “Aprofundamento em Língua Inglesa” (Novo Ensino Médio).

1ª a 3ª série

Ensino Médio no Colégio Nossa Senhoras das Dores prepara o estudante para a universidade e para a vida, sem descuidar da atenção necessária aos desafios que as mudanças próprias da faixa etária demandam. Em nossa proposta pedagógica, são desenvolvidas trilhas de preparação voltada ao desempenho de excelência dos estudantes no ENEM e nos principais vestibulares de São Paulo. Além de aulas teóricas, os estudantes têm aulas práticas, simulados preparatórios e oficinas específicas para as leituras obrigatórias das universidades estaduais paulistas. Nesse segmento, o estudante é desafiado a ser o protagonista do seu conhecimento e de sua vida.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

As aulas semanais, conforme a série, estão distribuídas nos seguintes componentes curriculares:

    • Língua Portuguesa
    • Arte
    • Educação Física
    • Língua Inglesa
    • Matemática
    • Biologia
    • Física
    • Química
    • Geografia
    • História
    • Filosofia
    • Sociologia
    • Ensino Religioso

Ensinamentos diversificados

    • Aprofundamento Científico em Laboratório de Física, Química e Biologia;
    • Discussões de atualidades vinculadas à prática de produção textual;
    • Professores com larga experiência em Ensino Médio e preparação para vestibulares;
    • Diversos simulados ENEM ao longo do ano;
    • Sistema de Ensino Poliedro;
    • Orientação de estudos;
    • Orientação vocacional;
    • Visita a universidades;
    • Encontros de Formação e Convivência;

Desde 2022, o CNSD trabalha dentro da perspectiva do Novo Ensino Médio, que em 2024 estará integralmente implementado, nas três séries:

Legislação

A aprovação da Lei nº 13.415, de 17 de fevereiro de 2017, alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) e estabeleceu mudanças na estrutura do Ensino Médio. A referida lei trouxe algumas obrigatoriedades para o Ensino Médio como, por exemplo, o oferecimento dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática nos três anos do Ensino Médio, além de dividir o currículo em duas partes indissociáveis: a Formação Geral Básica, de até 1.800 horas, aplicada a todos os estudantes, e outra com um mínimo de 1.200 horas, voltadas aos Itinerários Formativos, também extensiva a todos os estudantes.

A Formação Geral Básica reúne as competências e as habilidades essenciais ao aprendizado dos estudantes no percurso do Ensino Médio, devendo ser desenvolvida nas quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Os Itinerários Formativos definem a parte diversificada do currículo e oferecem flexibilidade e opções de escolha aos estudantes de acordo com projetos e interesses individuais. São constituídos por diferentes conjuntos de unidades curriculares e estão organizados a partir dos eixos estruturantes Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Destaque para a possibilidade de o estudante poder optar por realizar mais de um Itinerário simultânea ou sequencialmente.

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA

Trata-se do núcleo comum e obrigatório a todos os estudantes, cobrindo 18 das 30 aulas semanais previstas. Os componentes curriculares da FGB são:

  • Língua Portuguesa
  • Educação Física
  • Língua Inglesa
  • Arte
  • Matemática
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Física
  • Biologia
  • Química

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

  • Os Itinerários Formativos consideram e contemplam as áreas do conhecimento, suas competências, habilidades e objetos de conhecimento ou objetos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC e se articulam com os temas da sociedade contemporânea;
  • Foram desenhados numa perspectiva inter e transdisciplinar, conforme preconizam as orientações e normativas do MEC para o Novo Ensino Médio, de modo a romper com as fronteiras entre as áreas e seus componentes;
  • Foram considerados os Eixos Estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo. Todos se articulam com as áreas do conhecimento sem incorrer numa visão positivista, reducionista ou fragmentada;
  • Os Itinerários Formativos garantem a identidade, princípios educativos e Missão das IENS. Para isso foram criadas, em cada itinerário proposto, competências e habilidades específicas da Rede, tornando-os singulares, identitários e originais;
  • A organização dos Itinerários ressignifica o papel dos professores e favorecem o protagonismo dos estudantes no desenvolvimento de competências e habilidades, no desenvolvimento de processos cognitivos, habilidades socioemocionais e na construção dos conhecimentos e saberes.

 Os Itinerários Formativos são oferecidos ao longo dos 3 anos, sendo divididos nos eixos estruturantes de Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural, Processos Criativos e Empreendedorismo:

  • Atualidades, Leitura e Interpretação de Mundo
  • Cenário Profissional na Contemporaneidade
  • Corporeidade e Movimento
  • Diversidade Cultural, Linguística e Empreendedorismo
  • Educação Financeira e Empreendedorismo
  • Genealogias Textuais e Escrita Criativa
  • Inovação Tecnológica e Empreendedorismo
  • Investigação Científica
  • Linguagens Artísticas
  • Sustentabilidade e Empreendedorismo
  • Urbanidades